De agora em diante, se alguém me fazer a conceitual pergunta sobre o que é uma idol, eu direi que uma idol é a Kanon Shibuya. Sem mais.
Animes de idols, amados por muitos, odiados por alguns... que geralmente sequer deram uma chance para esse tipo de obra. Primeiramente, não sou nenhum entendido sobre a franquia Love Live! ou em animes de idol. Sequer assisti todos os animes da franquia. Minha experiência com esse gênero, é o mesmo pra qualquer outro gênero; algumas obras eu gostei, outras não gostei. Eu diria que, entre os animes de idol que assisti antes de Superstar!!, eu sempre sentia que faltava uma coisa ou outra. No entanto, Love Live! Superstar!! não apenas possui todas as coisas que eu sentia falta em obras do gênero, como ainda possui qualidades muito únicas. Mas eu tenho a máxima que um review não pode ser escrito apenas no campo da subjetividade e dos adjetivos, portanto, vamos conversar sobre as características concretas da obra, sem spoilers.
Love Live! Superstar!! se passa em uma escola chamada Yuigaoka. Essa escola exclusiva para garotas tem um programa de música que abrange todo o currículo escolar das alunas. Por ser uma escola onde a música é um elemento tão forte, cada aluna carrega seus próprios sonhos e aspirações. Entre essas estudantes, está nossa personagem central, Kanon Shibuya, uma garota alegre e esforçada, mas com alguns problemas de autoestima. No entanto, não é realmente com ela que todo o enredo começa a se movimentar. Essa é a função inicial da Keke Tang (o nome dela se pronuncia "Kuku"), uma chinesa que veio estudar no Japão por causa de seu amor por idols escolares. Apenas com seu puro entusiasmo, é a Keke quem acaba reunindo todos os membros do Liella!, o grupo idol do anime, que como sempre na franquia Love Live!, também existe na vida real. As outras três do grupo se uniram ao Liella! por motivos diferentes além da paixão por música. Uma delas é a Ren Hazuki, que é filha da ex-diretora e fundadora da Yuigaoka. A Ren também assume o papel de antagonismo no começo da obra, já que ela é contra a existência do Clube das Idols Escolares. Felizmente a Kanon e a Keke contavam com o apoio da Chisato Arashi nessa luta em prol do clube. Chisato é amiga de infância da Kanon. Chisato tem o espírito atlético e é uma talentosa dançarina e coreógrafa. Entre as 5 do grupo, ela é quem exerce um papel mais definido dentro do grupo. E por último, o quinto membro do grupo é a Sumire Heanna, uma garota que aspira se tornar uma grande estrela. Entre as cinco, a Sumire é a que parece ter os motivos mais escusos pra se unir ao grupo. Mas esse sentimento inicial vai mudando conforme a trama vai avançando. Esse é um dos pontos mais fortes do anime.
Apesar de não ser exatamente um anime episódico, não existe realmente uma grande trama que abranja todos os 12 episódios do anime. É certo que, em algum momento, a competição chamada Love Live! passa a ser o objetivo que move o roteiro, mas isso começa acontecer apenas depois de alguns episódios, e de forma alguma é o principal argumento pra resolver os conflitos individuais de cada personagem. O que chamaríamos de "trama central", não apenas é algo que não tem tanta importância no anime, como a própria obra consegue transpor isso com elementos muito interessantes. Ao invés de um grande plot, a obra tem vários dramas individuais, alguns que se resolvem no mesmo episódio em que são apresentados, e outros que permeiam durante boa parte da obra. E são essas tramas de cada personagem que realmente movem a obra. Diferente de todos os outros animes da franquia, Love Live! Superstar!! tem apenas 5 protagonistas. Esse cast mais intimista ajuda o anime a desenvolver cada personagem com mais calma e sutileza. Em animes de idol que tenham muitos main characters, alguns desses personagens ganham tão pouco tempo de tela que até fica a dúvida se na verdade não seriam personagens coadjuvantes. Enquanto Love Live! Superstar!! praticamente não tem nenhum personagem secundário importante, todo o tempo é dedicado a trabalhar as características individuais das protagonistas, como os problemas de uma afeta todas as outras e a relação coletiva entre elas.
Um bom exemplo de como a obra usa a trama de cada personagem pra desenvolver o enredo no geral, é o comentado sentimento inicial de que a Sumire tem os motivos mais escusos pra ingressar ao grupo. Além de não ter uma função definida no Liella!, a Sumire demostra ter mais interesse na fama do que em grupos de idols escolares. Essa é de fato a principal característica narrativa da Sumire. Algo que afeta muito alguém como a Keke, que ama idols escolares incondicionalmente, e afeta em menor grau as outras que não vêm tanto problema em ela querer ser do grupo visando a fama. A partir disso, vários elementos da obra vão sendo ressaltados; como a caracterização da Sumire, que é sim alguém que quer muito a fama, algumas vezes até de maneira obcecada. Então outras características vão sendo mostradas, como o fato dela ser muito sincera e extremamente esforçada. Esse jeito dela gera um certo desprezo por parte da Keke, então a obra trabalha boa parte do desenvolvimento de personagem da Sumire através da perspectiva da Keke. Isso foi o que achei particularmente mais interessante na narrativa de Love Live! Superstar!!. Apesar da narrativa ser em terceira pessoa, tanto o desenvolvimento quanto a caracterização são passadas através das perspectivas de outros personagens. Isso faz a caracterização ser o ponto mais interessante da obra.
Em todos os elementos da narrativa, seja desenvolvimento da trama, desenvolvimento de personagem ou caracterização, algumas personagens se destacam mais e menos em alguns desses elementos. E isso é algo excepcional. A já bastante citada Sumire, se destaca tanto em desenvolvimento quanto caracterização, mais nesse segundo do que no primeiro. Ela não muda tanto ao longo da obra (dado que a personalidade dela já é muito forte desde o começo), mas aos poucos vamos descobrindo, através dos demais personagens, mais e mais particularidades que sempre existiram na Sumire. A impressão sobre os "motivos escusos" dela vai sendo diluída aos poucos, ao mesmo tempo em que descobrimos que outras das garotas também tinham mais motivos pra entrarem no grupo.
Em outra vertente, Kanon, a personagem central, brilha em todos os elementos citados acima. Ela desempenha um papel fundamental no Liella!, e na trama em si. Em suma, ela é uma personagem genki que está sempre ajudando todo mundo. Mas esse jeito dela, seu espírito de líder e o amor pela música vão sendo bem trabalhado ao longo dos 12 episódios. E como Kanon ajuda todas as outras simplesmente porque ela é assim, as outras também acabam querendo ajudá-la. E esse é outro dos pontos fortes da narrativa. A Kanon parece ser uma pessoa muito forte, mas ela tem sérios problemas de autoconfiança. Por mais que ela consiga dar força para as outras, ela mesma tem dificuldades em conseguir algo sozinha. Essa característica é mais um dos exemplo de como a obra usa os conflitos de cada personagem para desenvolver todas coletiva e simultaneamente. Por isso comecei esse post citando a Kanon como a personagem idol definitiva. Além de ser uma excelente protagonista, a relação dela com a música é muito bem desenvolvida.
Ao oposto da Kanon, temos a Ren, que, provavelmente, é a que se destaca menos em todos os elementos. Ela tem o próprio arco de desenvolvimento, onde vemos todos os motivos dela pra ser antagonista ao plano do grupo das idols no inicio do anime. Também é perceptível o que a faz mudar radicalmente de ideia. E ainda assim, depois que acaba o arco dela, ela não ganha mais grandes desenvolvimentos ou tem novas características aparecendo na tela. No entanto, ela não fica uma personagem menos importante por causa disso. E eu acho que até mesmo essa diferença que elas têm nas qualidades de personagens, é algo que tem muito valor dentro da obra.
As outras duas, Keke e Chisato seria um pouco difícil falar delas tendo que evitar dar grandes spoilers, já que os detalhes das personagens estão muito ligados aos dramas individuais de cada uma. Pra mim, foram Kanon e Sumire quem mais se destacam na maioria das coisas, mas a Keke e Chisato também têm ótimas qualidades que daria pra ressaltar. Principalmente a despeito dos motivos delas fazerem parte do Liella!. Essas duas estão constantemente em foco, mas geralmente são elas que fazem a história andar, ao invés de desenvolverem a si mesmas. A Sumire e a Kanon, ambas têm fortes complexos de inferioridade, e são a Keke e Chisato que as ajudam a superar esses transtornos. E novamente, essa é a fórmula narrativa de Superstar!!. O que uma faz afeta a outra; elas se ajudam por saberem da importância que isso tem ao grupo; elas descobrem mais umas das outras, e, com isso, a caracterização de cada uma vai se montando igual um quebra-cabeças. O anime foca tanto em desenvolvê-las individual e coletivamente, que até não sobra muito tempo para desenvolver a relação com o principal grupo rival do Liella!. Ao invés disso, a rivalidade entre Keke e Sumire acaba sendo mais importante, além de ser um bom alívio cômico.
Mesmo quem acompanha animes de temporada e não viu Love Live! Superstar!!, possivelmente deve ter se deparado com algumas imagens aleatórias do anime por ai. A qualidade de produção da obra foi algo que chamou à atenção de muita gente. A parte visual, e principalmente o character design, são partes extremamente importantes em animes de idols e em mahou shoujos. É algo que, na maioria das vezes, esses tipos de animes acertam. E obviamente Love Live! Superstar!! acertou em cheio. O anime ficou visualmente lindíssimo. Não apenas as apresentações, que variam entre animação tradicional, CGI e 2.5D, todas impecáveis, mas também pela beleza das cores e das artes dos personagens e cenários. Foi um capricho tão grande que até mesmo os figurantes que aparecem ao fundo das cenas são lindos e se movimentam com a mesma profundidade dos personagens principais e coadjuvantes. Love Live! é uma franquia que deu muito certo e cresceu ainda mais com o tempo. Cada vez que sai um novo título da franquia, a animação aparenta ficar cada vez mais linda.
Eu diria que, mais que uma belíssima animação, Love Live! Superstar!! tem uma identidade visual muito forte ressaltando a narrativa. Anteriormente comentei sobre personagens e produção separadamente, mas de forma alguma esses dois elementos são distintos entre si. Como é comum nesse tipo de anime, o character design das personagens são muito diferentes uns dos outros. Nesse caso, essa foi a primeira vez que essa diferença ressoou em mim em um anime de idol. Eu sou do tipo que é muito apegado à narrativa. Não necessariamente a história, mas sim em como essa história é contada. E no Superstar!! essas diferenças não ficaram em evidência apenas nos desenhos das personagens. Foi algo muito importante em todos os aspectos da narrativa. Por isso, em quase todas as apresentações, eu achei belíssimo esse contraste entre as diferenças nas aparências e nas personalidades das meninas do Liella! e como isso as transforma em uma unidade. Dessa vez as apresentações não foram apenas lindas, como ressoaram muito bem com a experiência de assistir ao anime, para mim.
Já sobre as músicas, é realmente mais difícil de se comentar sem sair da subjetividade. Particularmente eu achei excelente. Músicas de idol não é algo que eu costumo ouvir fora dos animes, mas até nisso o anime me surpreendeu quando, logo no começo do primeiro episódio, a Kanon canta uma belíssima música acompanhada apenas de um violão e sem qualquer uso de autotunes. Mesmo nesse quesito, o anime pareceu ser mais intimista que o normal pro gênero. As músicas, como sempre, têm arranjos excelentes, só que pareceram propositalmente menos chamativos. A Sayuri Date, que é a dubladora da Kanon, é uma excelente cantora. A voz dela é bastante suave, mas ela alcança notas muito boas. As vozes das outras se destacam pelos mesmos ou por outros motivos. Mas isso também funciona bem pra ressaltar como elas se complementam. Aproveitando, deixo um destaque especial para a atuação de voz da Naomi Payton, dubladora da Sumire. Ela fez um excelente trabalho, principalmente nas cenas que exigiam mais carga dramática na Sumire.
No fim, acho que a experiência foi o que mais me fez amar esse anime. Creio que o Love Live! Superstar!! seja um ótimo começo pra quem quer entrar no mundo dos animes de idol, e até pra quem ainda tem olhar torto para com esse gênero. Eu foquei bastante nas qualidades, mas tem coisas que me desagradam no anime também. Tem algumas coisas que já foram muito usadas em outras veredas da franquia. Isso pode estar um pouco desgastado pra quem acompanha fielmente Love Live!. Também tem algumas cenas da obra que soam um pouco forçadas, e esse é um problema que vejo em todos os animes de idol que assisti até o presente momento. O Superstar!!, inclusive, tem uma quantidade bem menor desse tipo de cena, pelo menos a partir do meu portfólio. E isso é realmente tudo que tenho a comentar sobre o que me pareceram serem defeitos da obra. No geral, Love Live! Superstar!! é um anime que recomendo, tanto pra quem quer assistir um anime de idol, quanto pra quem simplesmente quer assistir um ótimo anime.
Texto escrito por: Animelancolia
Siga o blog no Twitter: @animelancolia
0 Comentários