Sinopse: Andrea Sachs "Anne Hathaway", é uma mulher recém-formada, que busca entrar em um grande jornal e poder escrever sobre matérias jornalísticas com foco no cenário geopolítico global, contudo para o local onde ela deseja entrar ela precisa de uma experiência de excelência e consegue emprego na Runway, uma grande revista de moda que é chefia pela super rígida e diabólica Miranda Priestly "Meryl Streep", e através de diversos problemas ela busca se encaixar nesse ambiente de trabalho e aprender sobre moda.
O filme começa com o corpo de trabalho da Revista Runway completamente desesperado para conseguir aparentar estar se esforçando para conseguir manter tudo perfeito para sua chefe que estava chegando, é interessante ver que esse filme mantém bastante o padrão dos filmes da sua época de mostrar diversos pontos de vista sobre o que está acontecendo, nesse caso temos o ponto de vista dos funcionários da Runway e o da Miranda chegando na empresa, interessante que no momento que a mesma chega, vemos como é a relação entre Chefe e Subordinados lá, uma relação completamente rígida e que não tolera erros dado a quantidade de informação que ela despejou em cima da sua secretária.
A montagem da cena em é particularmente interessante, pois mostra a disparidade renda entre os personagens, fora que também nos revela que a direção é competente, porém é competente em fazer o básico, pois essa cena de abertura é bem similar ao estilo adotado em outros filmes de certa forma parecidos que saíram perto dessa época, como por exemplo o filme Como perder um Homem em 10 Dias ( 2003 ). Ainda assim a montagem da preparação das roupas bem como a forma como cada personagem em tela se dirige ao mesmo ponto é um belo resumo de como as coisas são para aqueles personagens naquele momento.
Logo depois temos a apresentação, tanto da protagonista da História, Andreia, ou Andy, quanto dos coadjuvantes de mais peso na história, O Nigel "Stanley Tucci" e a Emily "Emily Blunt", que são as duas divergências de ponto de vista que teremos em relação à empresa, o funcionário de alto escalão que mantém a casa em ordem, sem que quase ninguém perceba e a assistente executiva que é arrogante sobre o seu emprego, porém não faz nada de destaque para ser melhor notada.
É interessante que o primeiro diálogo já reflete exatamente como será o filme em si, temos a Andy toda empolgada ao estar em um novo emprego: Temos a interação dela com a Emily, onde vemos que a Emily é alguém arrogante e simplesmente descarta a Andy como uma funcionária competente, ou alguém igual a ela, ainda que elas trabalhem no mesmo cargo.
Após o encontro com a Emily, temos o primeiro encontro entre as protagonistas do filme, a Andreia e a Miranda, personagem essa que o filme nos fez questão de falar que era alguém extremamente rígida ao ponto de que qualquer erro, por menor que seja poderia causar uma demissão. E a cena do diálogo delas é uma das cenas mais tensas do filme, pois vemos através da belíssima atuação da Meryl Streep que a Miranda simplesmente desprezou a Andy, apenas ao dar uma olhada na vestimenta dela, e nem sequer considerou as qualificações dela ao o que pode nos leva a dois pontos de vista em cena, os quais são:
- O da Andreia, e o do público, pois o filme é passado do ponto de vista dela, no qual ela se sente ofendida e completamente diminuída por apenas vestir uma roupa que ela achou adequada para ir ao seu emprego.
- O da Miranda, que achava que ela não tinha nenhum senso de moda e por consequência, nenhuma noção de para quem ela estava trabalhando, uma gigante do ramo da Moda.
Nota do escritor: Não achei uma cena com qualidade mais alta e não tive tempo de baixar e editar o filme, por isso me desculpem.
O filme continua com a Andy se sentindo completamente humilhada, porém tem um detalhe interessante que é o fato da Miranda ter demonstrado um legítimo interesse nela, pois a mesma não abaixou a cabeça após ouvir as palavras duras e frias dirigidas a ela.
Após isso o filme se dirige para outro núcleo de personagens o segundo de três que aparecerão no filme: O núcleo dos amigos e do namorado dela, que simplesmente desdenham junto com ela da extravagancia que todos tem naquela empresa e falam que ela não deveria trabalhar lá, ao fato que ela responde que não pois precisa daquele emprego, pois ele abrirá diversas oportunidades no futuro para ela.
No dia seguinte ela entra na empresa para trabalhar e diz pra sim mesma que irá se esforçar e encontra a Emily com sua face arrogante e com outra funcionária, que é interpretada pela grandiosa Gisele Bündchen, particularmente a participação dela nesse filme é minúscula, porém é interessante e bem pontuado dado que ela trabalha ativamente na indústria da moda, como modelo então como Brasileiro estou orgulhoso dela e acredito que esse bônus da participação dela foi um belo acerto do Diretor. Contudo como personagem em cena ela era da mesma linha de visão da Emily e desprezou completamente a Andy pelas suas vestimentas.
O trabalho da Andreia como Secretária da Miranda é muito difícil e era agravado com o desprezo da sua colega em relação as suas roupas, porém a ansiedade dela e a sua lentidão para com as demandas do trabalham agravaram a situação dela na empresa, porém o maior desprezo que ela teve na empresa foi o fato da sua chefe não a chamar pelo seu próprio nome o que era algo humilhante e bem triste.
E na hora do almoço ela tem a sua primeira conversa com o Nigel, na lanchonete da empresa, e tem o seu almoço interrompido por um adiantamento no cronograma da sua chefe e ao desdenhar silenciosamente da aparente dificuldade em escolher um cinto para uma roupa, tendo dois cintos aparentemente semelhantes, a Miranda, de forma elegante porém fria e direta, humilha a Andy ao afirmar que ela não sabe de nada sobre moda e afins, ao passo que a protagonista fica chocada e simplesmente desabafa com o seu namorado que fala que ela devia sair do emprego dizendo que não é algo legal ser humilhado pela chefe.
Nesse ponto do filme vemos que a Andy é a protagonista que tenta provar que é competente tendo todos ao seu redor a desestimulando de alguma forma, se de forma direta com é a sua chefe e a sua colega de trabalho, seja de forma indireta onde seus amigos não tentam se esforçar para fazer ela melhorar em algum ponto, e isso de certa forma reflete um pouco as duas fases que o filme nos trás. Com a primeira sendo a Andy desleixada do mundo da moda e a segunda quando ela decide entrar de cabeça nele.
A segunda parte do filme parte de logo após a Andy tentar corrigir a sua chefe que a chamou de Emily diversas vezes e após receber outra humilhação elegante ela vai embora chorando ela encontra o Nigel que dá uma dura nela afirmando que aquilo é a realidade e que a Andy era que estava sendo arrogante de achar que poderia trabalhar assim sem mudar alguma coisa em si mesma.
Após receber uma repaginada completa no vestuário, ela se apresenta para trabalhar novamente, impressionando a Emily e até mesmo a Miranda, pois a mesma dá um discreto sorriso após vê-la. Um detalhe é que a Gisele Bündchen aparece novamente nessa cena, é legal ver que o que mudou na Andy não foi apenas o visual, mas também a maneira como ela encarava o trabalho, com toda certeza isso foi fruto da conversa que a mesma teve com o Nigel, isso caracteriza o personagem do Sanley Tucci como um dos mais importantes, pois ele conseguiu impedir a Andreia de quebrar e ainda deu uma lição de moral nela fazendo ela se recompor e mudar seus paradigmas quanto àquele trabalho.
Interessante falar que após isso Miranda atribuiu ainda mais responsabilidades para ela, o que nos mostra duas coisas: A primeira era que Miranda não levava Andy a sério como uma funcionária competente, e a segunda é que a Andy ainda conseguiu impressionar a sua chefe ao ponto da mesma lhe dar mais trabalho como resposta a isso.
No meio dessa transformação de guarda-roupa temos outra cena com os amigos da Andy e dessa vez vemos todos impressionados com as novas roupas dela, ao ponto da mesma ainda presentear a sua amiga com uma bolsa de marca cara, contudo o seu namorado não aparenta estar satisfeito com a mudança da sua companheira pois dá uma ligeira desdenhada dela, e quando a sua chefe liga para ela, os seus amigos se juntam para atrapalhar ela de atender a ligação, o que causa um atrito entre eles e a Andy.
Andy ganha a missão mais difícil dentre todas as tarefas impostas por Miranda, segundo Emily, ela deveria entregar O livro para a Miranda reavaliar em casa para entregar no outro dia. O que após receber uma explicação da Emily de como é o lugar ela vai, no entanto ela se atrapalha dado o layout do apartamento dela, mas as filhas dela aparecem para “ajudar” mas acabam por fazer como que ela faça a única coisa que ela não poderia fazer: Deixar que a Miranda a visse, ainda mais ver a discussão entre a mesma é o seu marido.
No dia seguinte a Andy vê as consequências do seu deslize com a Miranda. A chefe simplesmente a pede diversas tarefas em um tempo pouco hábil, contudo a mais difícil se apresenta quando ela pede o rascunho de um livro ainda não lançado, para que suas filhas pudesse lê-lo, o que a faz surtar completamente.
Quando ela consegue cumprir as sua atarefas com perfeição ela consegue impressionar a sua chefe tanto que a mesma passa a chamar ela de Andreia e não mais pelo nome da Emily, e ainda dá outro discreto sorriso.
Mais tarde a Miranda resolve adiantar uma de suas tarefas que seria a avaliação da coleção de roupas de James Holt “Daniel Sunjata”, ao passo que Nigel dá uma ligeira explicação sobre as express da Miranda, ao passo que no momento em que ela vira a boca , James Holt percebe que a sua coleção foi horrível e terá que refazer ela inteira, o que indigna a Andreia que é prontamente repreendida pelo Nigel falando novamente que aquilo é a realidade onde eles vivem é que apenas ela não se acostumou.
Nesse ponto do filme vemos que a protagonista se jogou de cabeça no mundo da moda e resolve usar todas as suas capacidades para mostrar suas competências para sua chefe, e gradualmente ela vai engolindo a Emily que vai mostrando que ela não gosta daquele emprego mas se vê precisando tanto dele que faz de tudo para se manter nele.
Conforme Andreia vai ganhando mais destaque no trabalho a sua vida fora dele vai sendo cada vez mais minada, em especial o seu relacionamento com o namorado Nate "Adrian Grenier" que numa noite onde Andreia teve que ficar mais tempo para auxiliar sua chefe, coincidiu com o aniversário dele o que foi a gota d'agua para ele finalizar o seu relacionamento com ela numa discussão onde ele reitera que ela não mudou só na aparência, mas também no seu caráter, onde ela fica indignada e também termina seu relacionamento ali mesmo.
Enquanto ela estava se dedicando para encontrar os manuscritos para as filhas da Miranda ela esbarra com o escritor Christian Thompson "Simon Baker" ela consegue ajuda, iniciando o relacionamento de verdade em vez de ser como no primeiro encontro deles que foi apenas um ligeiro flerte da parte dele, válido pressupor que ele ajudou ela pensando em ter um relacionamento com ela.
Com o decorrer da história tem-se o evento aonde tanto a Andy quanto a Emily vão ao evento, e desde lá a Andy indiretamente se mostrava estar superando a Emily em ser uma secretária mais eficiente, o que acaba por ser o determinante para o maior evento do filme como um todo.
O evento em questão é a viagem a Paris aonde ela começa com um conflito entre Emily e Andy, causado por Miranda, por que ela via que a sua secretária mais tímida era mais eficiente, mas havia um motivo ´por tras que seria revelado mais tarde....
0 Comentários