Kasane Fuchi tem o sonho de tornar-se uma grande atriz, assim como sua falecida mãe, entretanto sua aparência horrenda é o maior obstáculo. Porém, Kasane recebe um batom especial de sua mãe, o qual permite seu usuário trocar de face por meio de um beijo. Será essa herança uma bênção?
Autora: Daruma Matsuura
Serialização: Evening
Número de capítulos: 126
Ano de publicação: 2013
A beleza é uma característica que é capaz de cativar quem a observa. É uma manifestação do esplendor do ser que consegue provocar satisfação. Mesmo que seja algo relativo, o que é belo tende a ser contemplado. As pessoas agraciadas por este atributo são reverenciadas e exaltadas. É seguindo esses aspectos que o mangá Kasane narra a tragédia de Kasane Fuchi.
Levemente inspirado no conto Kasanegafuchi (não confundir com o filme Shinkei Kasanegafuchi), Daruma Matsuda não possui a intenção de apresentar uma história aos moldes do Patinho Feio. A autora não mede esforços em mostrar como Kasane é denegrida e inferiorizada. Em determinado momento é mencionado que a aparência da personagem consegue deixar a bebida com gosto de esterco.
Mas se por um lado Daruma expõe o menosprezo sofrido pela protagonista, ela também se dedica em trabalhar sua personalidade. Kasane é apresentada como uma pessoa agressiva, ríspida e sombria, obviamente para o seu próprio bem. Além disso, os desejos e ambições da personagem são manifestados de maneira distinta e convincente, e oferecerem a ela vivacidade.
Mesmo que o mangá tenha elementos sobrenaturais (o batom mágico), estes não são esmiuçados ou explicados a fundo. Ainda que possuam significância para a trama, tais componentes não oferecem, ao menos isoladamente, encanto para a narrativa, e o que fica a cargo desta tarefa são as relações da protagonista e o seu psicológico.
Embora Kasane me faça lembrar um pouco Tom Ripley (personagem criado por Patricia Highsmith, que pode personificar suas vítimas), ela não é uma espécie de sociopata. A protagonista, inicialmente, utiliza de métodos invasivos para roubar faces, mas com o aparecimento Kingo Habuta, figura prosaica e proeminente na história, o procedimento torna-se mais discreto.
Por vezes a troca de faces entre Kasane e a outra pessoa é, a princípio, um benefício mútuo, já que o indivíduo tem uma boa aparência, mas nenhum talento para atuar, o oposto da protagonista. Entretanto, a relação harmônica torna-se uma dependência tanto para Kasane quanto para o envolvido.
Das relações entre Kasene Fuchi e os outros personagens, a mais intrigante é a que ocorre com Nogiku, que entra em cena para mostrar um lado diferente. Ela e Fuchi são como água e óleo, contudo, sofrem do mesmo infortúnio, a privação dos prazeres da vida. Porém isto ocorre de maneira distinta para cada uma.
Kanch0me
Kanch0me (Arthur Felipe Valença) é formado pela Federal Rural de Pernambuco em Biologia, além de técnico em informática. Atualmente é estudante de Licenciatura. Entusiasta da indústria cinematográfica e amante de animes, mangás, HQs e videogames.
Cargo: Escritor
0 Comentários