Looking For Anything Specific?

" />

My Broken Mariko | Review



Sinopse: A história acompanha Tomoyo shiino que em um dia comum descobriu que sua melhor amiga morreu, e através de decisões e flashbacks vemos o desenrolar da amizade complicada que foi a relação entre as duas.

Autor(a): Hirako Waka

Serialização: Comic Bridge

Números de capítulos: 4+ 1 extra

 Ano: 2019


 Antes de tudo, essa é uma história que se trata acerca de suícidio caso voce caro leitor esteja sofrendo sintomas de depressão por favor busque ajuda. O número do Centro de Valorização à vida é 188.

A história se inicia com a protagonista, Shiino Tomoyo, tendo o seu horário de almoço quando recebe a notícia de que sua melhor amiga falecera via suicídio e ela incialmente se vê em choque com a notícia e imediatamente liga para ela em desespero, o que já caracteriza de certa forma a primeira etapa do luto que é a negação.

A pessoa em questão que tirou a vida foi a sua melhor amiga Ikagawa Mariko que nos tempos de escola vemos que ambas eram solitárias e encontraram uma na outra uma forma de conforto e fidelidade, uma mais que a outra,  vale destacar que a Shiino era uma estudante que nos moldes das obras se consideraria a rebelde e a Mariko a estudante bonita, porém solitária. Vemos alguns quadros adiante que a Mariko era alguém que sofria constantes abusos, em sua maioria físicos, porém psicológicos também, sendo bastante evidente que os danos psicológicos que ela sofreu por causa da mãe, a quebraram mais do que os danos físicos que ela sofreu do seu pai.

Algo interessante de se pontuar é que os nomes dos capítulos do mangá podem ser bem relacionados com as fases do luto( exemplo: O capítulo 1 se chama fuga e nele nós vemos ao menos 3 etapas que é a negação, a raiva e a negociação) o que engrandece mais a obra como um todo, juntamente com as suas personagens, já que a história tem apenas 2 personagens, com um terceiro que não tem relevância nenhuma para com a história em si.

OBS: IMPORTANTE SALIENTAR QUE AS ETAPAS DO LUTO QUE ESTOU ME BASEANDO VEM DESSE SITE AQUI> https://paulaespindolapsicologa.com/2021/09/01/quais-as-etapas-do-luto/

Bom o andamento da história é bem simples, objetivamente falando, uma vez que o centro da história é sobre a Shiino no imediatamente após saber da morte da amiga, aliado a isso temos também a falta marcante de personagens secundários, temos relances de 2 sendo um alguém de fato importante, o pai da Mariko, e outro que é mais um personagem aleatório que faz alguns questionamentos à Shiino.
Algo que me marcou bastante nesse mangá foi a maneira quase que totalmente apática que a Mariko lidava com a própria situação, justificando que só precisava da Shiino que estava tudo bem, não importando o que ela passasse, e isso ressoa bastante com a situação de mulheres que sofrem de abusos domésticos, contudo depende econômica e financeiramente de seus cônjuges, a diferença aqui se mostra no fato que a Mariko dependia emocionalmente da Shiina, até chantageando ela para que a mesma não a abandonasse.


Apesar da obra mostrar principalmente a vida de estudante de ensino médio da Mariko a mesma continuou sofrendo nas mão de homens violentos, sempre tendo que a Shiina a salvar deles, ainda assim ela não mudava de vida, não por não querer, mas sim pois não havia outra maneira de ela ver o mundo, uma vez que ela mesma não sabia como ver o mundo de outra forma, ou seja, ela criou um trauma muito forte.

Apesar de ter diversos flashbacks a história da Shiina é bem dinâmica, e mais curta, pela razão da mesma estra vivenciando o luto pela perda da melhor amiga, e durante a história vemos diversas vezes as emoções dela transbordando e vendo o como ela era arrependida das suas escolhas para com a ex-amiga, já que muitas vezes ela não soube o que dizer para ela e acabava perpetuando a situação da mesma.


 Ainda assim a conclusão que ela chega não é algo fora da realidade, mas sim que ela deve seguir a vida, por que o mundo não se importa com o fato dela ter tido um surto, roubado as cinzas da amiga e ter fugido para outro local, o mundo não para ela deve seguir em frente e sempre buscar as boas lembranças da amiga, esse foi o arco dela. Algo palpável e bonito a mesmo tempo.
Para finalizar, gostaria fortemente que não se contentasse apenas com o material postado aqui, e sim que buscasse o material original para ler, ele é muito bom e denso, e mesmo tendo apenas quatro capítulos é uma história longa, com um começo um meio e uma conclusão bem interessante e introspectiva. Recomendo que todos leiam, pois mesmo tendo pensado bastante o que foi postado aqui foi apenas uma parte do turbilhão que é esse mangá curto, bom obrigado por ler até aqui e até a próxima postagem.


Postar um comentário

0 Comentários