Looking For Anything Specific?

" />

Araburu Kisetsu Otome-Domo | Review



Sinopse: Onodera Kaseusa e suas amigas fazem parte do clube de literatura e juntas costumam fazer leituras em voz alta e certo dia acabam lendo um livro sobre sexualidade o que gera interesse por parte das membras do clube sobre esse ato. Essa simples palavra: Sexo, acaba por gerar várias consequências na vida pessoal dessas jovens garotas e a de pessoas nos seus arredores.

      

Direção: Andou Masahiro

Studio: Lay-duce

Quantidade de episódios: 12

Temporada: Verão 2019


 AVISO!!!>> PODE CONTER SPOILERS DA OBRA

Esse anime inicia-se como uma comédia romântica e um slice-of-life e acaba por ser isso mesmo, porém ele consegue ser isso e mais ainda, pois ele apresenta uma profundidade temática que não se vê em qualquer anime. Ele consegue ele algo a mais, visto que desenvolve bem a mentalidade da adolescência feminina (que é o foco) e um tanto na masculina com uma progressão narrativa orgânica.

A protagonista Onodera Kasuda é aquela típica garota de colegial que é indecisa sobre sua vida no colégio, e que ao entrar no primeiro ano do ensino médio, buscou o clube de literatura para se divertir e ter amigas, e ela consegue isso tanto que se aproxima das personagens Sudou Momoka e Sugawara Niina (apelidada de Sugawara-shi) que entraram no clube para ter amigas e outros objetivos. Dou destaque à Niina, pois ela é responsável direta no desenvolvimento da Onodera, mas o relacionamento das 3 é bem divertido de se assistir.



Além delas, temos outras duas personagens que são as veteranas do trio de primeiranistas, que é a secundarista Hitoha Hongou e a terceiranista Sonezaki Rika, que assim como o trio de primeiranistas também buscam as descobertas da juventude e tem seus dramas.

O anime mostra de forma bem orgânica a "descoberta" delas da sua sexualidade e tenta por diversas vertentes explicitar e explicar de forma didática como é a puberdade, tanto masculina, quanto feminina. E o anime segue-se usando essa visão.



Devo ressaltar que o elenco masculino também é bem interessante, com exceção de um personagem em específico (falarei sobre ele mais tarde). Eles também são bem realistas quanto à forma como a puberdade dos mesmos é tratado. (A cena final do ep 1 é sensacional). Apesar do foco do anime não ser os garotos, eles são elementos vitais para a progressão da obra, tendo em vista que o main guy, Norimoto Izumi, é basicamente o interesse romântico da protagonista.


Embora o anime tente e consiga de maneira eficiente explicitar sobre o desenvolvimento sexual das meninas, entretanto, ele falha em outros pontos. Ou o trata de maneira rápida demais ou o faz de maneira insuficiente. 

Um exemplo seria o assédio para com as garotas: seja em trens ou em locais abertos como a rua. Acredito eu que houve uma falha de sensibilidade da autora em tratar esses temas com mais seriedade. Uma vez que ela trouxe eles para a obra, no segundo caso, ele até que foi bem escrito, mas foi muito rápido, mas a primeira situação foi tratada de forma bem rasa.


Outro ponto problemático na obra seria o seu final, que sinceramente, é apressado demais e simplesmente bem irrealístico, dado o fato de ser uma sociedade conservadorista, mas não direi mais para não dar grandes spoilers.

O ponto que ao meu ver é o maior problema da obra se encontra na "relação" entre a Niina e o seu mentor, o Saegusa Hisashi. Pode-se dizer que a relação deles é um tanto doentia, dado que ele é basicamente o responsável por toda a personalidade dela, e a forma que o anime trata essa relação é um tanto doentia, mas a função da relação deles para com a obra é interessantíssimo, mas não deixa de parecer estranho.

Os aspectos técnicos do anime são bem trabalhados, os filtros usados em tela, bem como a sincronia com a trilha sonora, estabelecia um peso maior às cenas de drama e de comédia. É válido dizer que algumas cenas mais dramáticas, viam-se um esforço por parte da staff de repassar os sentimentos verdadeiros do anime. 

Para concluir, digo que Araburu é uma obra que apresenta um tema interessante, personagens boas e bem desenvolvidas, com bons personagens secundários, porém um pouco problemáticos e uma direção bem destacada. Vale a pena dar uma chance para esse anime.



Guiqml



Um entusiasta de animação e de conteúdos geek, estudante autodidata em narrativa e editor da all comics.

Cargo: Escritor

Redes sociais:         



Postar um comentário

0 Comentários