Sinopse: A Organização Hellsing luta contra forças sobrenaturais utilizando o vampiro Alucard como a sua principal arma. Em uma missão, Alucard salva a policial Seras Victoria da morte transformando-a em vampiro. Após uma série de eventos envolvendo vampiros, Alucard e Seras precisam encontrar quem são os responsáveis, e tudo conduz para uma organização nazista liderada por um major louco.
Estúdios: Satelight, Madhouse, Graphinica
Número de Episódios: 10
Temporada: Inverno de 2006
Faz tempos que a figura do vampiro saiu dos livros e ganhou espaço em outras mídias, e no mundo dos animes essa criatura não fica de fora, aparecendo em Vampire Hunter D (1985), Vampire Princess Miyu (1997), Trinity Blood (2005), Blood+ (2005), Owari no Seraph (2015) e diversas outras produções. No entanto, é possível que Hellsing seja o título mais icônico, além de voltar para as raízes do vampirismo e mesclá-lo com elementos de ação hollywoodianos.
Diferente do anime de 2001, Hellsing Ultimate é a adaptação fidedigna do mangá de Kouta Hiramo, sendo animada por três estúdios diferentes e ainda consegue manter uma excelente qualidade, algo que é raro nos dias atuais. Os estúdios Madhouse e Graphinica dispensam comentários, já Satelight está um pouco mais atrás, contudo, consegue mostrar melhorias à medida que o anime avança.
Ultimate apresenta uma violência gráfica estilizada e apreciável, porém, por vezes torna-se gratuita. O constante uso das tonalidades de vermelho torna as cenas mais vibrantes.
A direção de Tomokazu Tokoro aposta alto nas sequencias de ação, gerando um ritmo dinâmico para a trama, evitando a monotonia, já que os OVAs contam com mais de 40 minutos de duração.
A trilha sonora traz estilos diversificados, desde ópera, composta pela Orquestra Filarmônica de Varsóvia, até o pop. Fornecem um upgrade e criam momentos memoráveis, como o ataque a Londres ao som de Broken English da banda Shaft. O elenco de voz realiza um trabalho notável. Jouji Nakata, que dá a voz para Alucard, consegue deixar o personagem aterrador, mas ao mesmo tempo elegante.
Contudo, a temática mais "profunda" está em torno da discussão sobre a humanidade do ser, ou melhor, “o que faz um humano ser humano? ”. O tópico é mostrado em muitos momentos.
Alucard, tido como um monstro destrutivo, pode mostrar empatia em alguns momentos. Seras teme perder o resquício de humanidade ao se transformar em uma vampira. Em contrapartida, Anderson sacrifica a sua própria como um ato final. Porém, são nas últimas falas do Major que a discussão ganha maior ênfase. O mesmo afirma ser genuinamente humano, mesmo tendo cometido atos desumanos e ser, literalmente, uma máquina. Segundo ele, distingue-se de um monstro (no caso Alucard) por possuir uma vontade.
Na filosofia, a vontade é a essência do ser. O filósofo alemão Arthur Schopenhauer aborda o tema em suas ideias, e de acordo com ele a vida humana é conduzida pela vontade, sendo considera uma espécie de “Deus” presente em todos os humanos.
Apesar de conter tais pontos, não há o mínimo interesse em desenvolve-los, sendo rapidamente esquecidos, removendo toda a carga mais interessante que a animação poderia conter.
Em termos de produção Hellsing Ultimate pode ficar à frente e consegue proporcionar ação de excelente qualidade, fornecendo um bom entretenimento para o público. No entanto, está totalmente desinteressado em abordar algo mais, o que necessariamente não o desvaloriza.
Kanch0me
Kanch0me (Arthur Felipe Valença) é formado pela Federal Rural de Pernambuco em Biologia, além de técnico em informática. Atualmente é estudante de Licenciatura. Entusiasta da indústria cinematográfica e amante de animes, mangás, HQs e videogames.
Cargo: Escritor
0 Comentários